Os números complexos
María José García Cebrian
Rede Educativa Digital Descartes, Espanha
Tradução para o portugues: Lindberg Barbosa Lira de Almeida
Fundo Editorial
Córdoba (España)
2023
Título da obra:
Os números complexos
Autora:
María José García Cebrian
Tradução:
Lindberg Barbosa Lira de Almeida
Design da capa: Diana María Velásquez García
Código JavaScript para o livro: Joel Espinosa Longi, IMATE, UNAM.
Recursos interativos: DescartesJS
Fonte: Lato
Fórmulas matemáticas: $\KaTeX$
Núcleo do livro interativo: julho 2022
Red Educativa Digital Descartes
Córdoba (España)
descartes@proyectodescartes.org
https://proyectodescartes.org
Proyecto iCartesiLibri
https://proyectodescartes.org/iCartesiLibri/index.htm
ISBN: 978-84-18834-68-4
Este trabalho está sob licença Creative Commons 4.0 internacional: Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento Igual. Todos os objetos interativos e os conteúdos desta obra coletiva são protegidos pela Lei de Propriedade Intelectual.
Os Números complexos foram introduzidos para dar sentido à raiz quadrada de números negativos. Desta forma, equações como $x^2 + 1 = 0$ passam a poder ser resolvidas e abre-se então, a partir daí, uma porta para um mundo incrível no qual todas as operações (exceto a divisão por $0$) são possíveis.
Aqui os conteúdos são abordados a nível do Bacharelado em Ciências espanhol, mas pode ser válido para qualquer aluno que queira mergulhar no estudo desses fascinantes números.
No vídeo a seguirCapítulo 5 do vídeo "DIMENSÕES, um passeio pela matemática", www.dimensions-math.org/Dim_ES.htm podes ver uma interessante introdução aos números complexos e suas aplicações.
As soluçõesCom base em uma página da unidade Números Complexos de Ángela Núñez Castaín para Red Educativa Digital Descartes. da equação $ax^2+bx+c=0$ são os pontos de interseção da função $y=ax^2+bx+c$ com o eixo das abscisas.
Um pouco de históriaDa Wikipedia pt.wikipedia.org/wiki/Número_complexo.
Embora a primeira referência conhecida a raízes quadradas de números negativos venha de matemáticos gregos, foi somente no século XVI que Girolamo Cardano propôs esses números. Mais tarde, Descartes, em 1637, deu-lhes o nome de imaginários.
Foi Wessel em 1799 e Argand em 1806, com a proposta do plano complexo, quem lançou as bases dos números complexos, até que, finalmente, Gauss (1777-1855) lhes deu um nome e os definiu rigorosamente.
Se considerarmos a unidade imaginária $i=\sqrt{-1}$ e representá-la no ponto $(0,1)$ do plano, podemos localizar os números $2i, 3i, ..., -i$ da mesma forma , $-2i$, ... no eixo vertical, ou seja, os números $bi$ que chamaremos de imaginários. Então qualquer ponto no plano $(a, b)$, com $a$ e $b$ números reais, pode ser escrito como $(a, 0) + (0, b)$, isto é como a soma de a número real e um número imaginário.
Números complexos podem ser adicionados ou subtraídos seguindo as regras de operações com números reais.
Os números complexos podem ser multiplicados seguindo as regras da operações com números reais e levando em conta que $i · i = i^2 = -1$
$$\begin{align*} z_1 · z_2 &= (a_1 + b_1 i) · (a_2 + b_2 i) \\ &= a_1 · a_2 + a_1 · b_2 i + b_1 · a_2 i + b_1 · b_2 i^2 \\ &= (a_1 · a_2 - b_1 · b_2) + (a_1 · b_2 + b_1 · a_2)i \end{align*}$$A relação entre a forma trigonométrica de dois números complexos e a de seu produto e quociente permite-nos multiplicar e dividir com muita facilidade.
Se expressarmos os complexos na forma trigonométrica e operarmos:
$$r_α = r(cos \; α + i sen \; α) \;\;\;\;\;\;\;\; r'_β = r'(cos \; β + i sen \; β)$$O produto:
Observamos que o módulo do número complexo resultante é o produto dos módulos dos fatores e o argumento a soma dos argumentos.
O quociente:
E o resultado do quociente é um número complexo cujo módulo é o quociente dos módulos e o argumento a diferença dos argumentos..
$r_α \cdot r'_β = (r \cdot r')_{α+β}$
$\dfrac{r_α}{r'_β} = \left(\dfrac{r}{r'}\right)_{α+β}$
Observe que:
Todo número complexo tem n-ésimas raízes. Os afixos dessas n raízes estão localizados em um círculo e são os vértices de um polígono regular com n lados.
A seguir mais exercíciosAdaptação de uma cena de Consolação Ruiz Gil para Red Educativa Digital Descartes. para praticar as operações com complexos. Podes escolher o tipo no menu. Podes ver depois a solução de cada um.