GEOMETRIA ANALÍTICA DO PLANO
INTERATIVO
María José García Cebrian
Rede Educativa Digital Descartes, Espanha
Tradução para o portugues: Lindberg Barbosa Lira de Almeida
FAMASUL - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul -
Palmares/PE - Brasil.
Fundo Editorial
Córdoba (España)
2023
Título da obra Projeto do livro: Juan Guillermo Rivera Berrío
Red Educativa Digital Descartes
ISBN: 978-84-18834-65-3
Geometria analítica do plano
Autor: María José García Cebrian
Traduçao: Lindberg Barbosa Lira de Almeida
Design de capa: Diana María Velásquez García
Livraria turn.js: Emmanuel García
Ferramenta de edição: DescartesJS
Fonte: Amaranth
Córdoba (España)
descartes@proyectodescartes.org
https://proyectodescartes.org
Proyecto iCartesiLibri
https://proyectodescartes.org/iCartesiLibri/index.htm
https://prometeo.matem.unam.mx/recursos/VariosNiveles/iCartesiLibri/
Este trabalho tem Licença Creative Commons 4.0 Internacional: Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual.
Todos os objetos interativos e os conteúdos desta obra coletiva são protegidos pela Lei de Propriedade Intelectual.
1. Vetores fixos e vetores livres3
2.1. Soma e produto por um escalar4
3.1. Dependência e independência linear5
3.4. Operações com vetores dados por suas coordenadas6
4.2. Produto escalar de dois vetores7
4.3. Interpretação geométrica do produto escalar8
1. Sistema de referência e pontos no plano13
1.2. Ponto médio de um segmento14
2.2. Outras formas da equação da reta17
2.3. Retas paralelas e retas perpendiculares18
2.4. Posições relativas de duas retas no plano20
3. Exercícios resolvidos: Retas e pontos notáveis do triângulo22
2. Distâncias entre pontos e retas28
2.1. Distância entre dois pontos28
2.2. Distância entre um ponto e uma reta28
2.3. Distância entre duas retas29
A Geometria Analítica é o ramo da geometria que estuda certos objetos geométricos a partir de um sistema de coordenadas utilizando os métodos da álgebra e da análise matemática.
Sua invenção é atribuída a René Descartes (1596-1650), pois foi ele o primeiro a publicar o termo no apêndice da sua obra Discurso do Método, embora se saiba que Pierre de Fermat (1601-1665) conhecia e utilizava o método antes da sua publicação por Descartes.
No vídeo a seguir1 você pode ver um breve histórico da Geometria Analítica.
Este livro trata do estudo da Geometria Analítica Plana de acordo com os conteúdos de Matemática I para o 1º ano do Bacharelado na Espanha. Foi dividido em três partes diferentes. | |
Na Parte I são abordados os vetores, a base do desenvolvimento subseqüente.
|
|
Na Parte II: O plano afim, está dedicada as retas, suas equações e posições relativas.
|
Na Parte III: O plano métrico, aborda-se a resolução de diferentes problemas métricos no plano. O produto escalar nos permitirá calcular ângulos e distâncias no plano.
|
|
No final de cada uma dessas seções sob o título "Praticar mais", há uma coleção de exercícios e problemas para consolidar os conceitos aprendidos. Por fim, é apresentado um questionário de autoavaliação que permite ao aluno avaliar os conhecimentos adquiridos. |
O conjunto IR2 é formado por todos os pares ordenados de números reais (x, y). O primeiro elemento, x, é a primeira componente do par; o segundo, y, é a segunda componente.
Dois elementos de IR2 são iguais se suas respectivas componentes também forem. Entre os elementos de IR2 podemos definir as seguintes operações:
Um elemento de IR2 pode ser representado por um ponto de forma habitual utilizando um sistema de coordenadas cartesianas, formado por dois eixos perpendiculares X, Y que se cortam no ponto O. As retas são os eixos coordenados e o ponto O é a origem das coordenadas. Dado um ponto P(x, y), a primeira coordenada é associada ao eixo X e a segunda ao eixo Y.
Exercícios para praticar
Abaixo estão mais exercícios para praticar vetores. Você pode escolher no menu o tipo que prefere para começar. A solução é oferecida para todos eles.
Uma reta no plano é determinada por um ponto P e um vetor diferente de zero v, chamado de vetor direcional ou diretor da reta.
Os pontos X da reta que passam por P(x0, y0) e têm por vetor diretor v(vx, vy) cumprem a relação vetorial PX = tv com t∈IR, e como OX = OP + PX podemos escrever OX = OP + tv.
Para encontrar a equação de uma reta, precisamos conhecer um ponto e um vetor direcional ou dois pontos sobre ela. Nesse caso, o vetor de direção é aquele que vai de um ponto ao outro.
A inclinação indica o aumento ou diminuição da declividade da reta. Se m>0, a reta é crescente, se m<0 a reta é decrescente e se m=0, a reta nem cresce nem decresce, é paralela ao eixo OX.
A posição relativa de duas retas no plano é determinada pelo número de pontos comuns a elas. Assim, podemos ter retas:
As retas notáveis de um triângulo são as alturas, as medianas, as mediatrizes e as bissetrizes. Cada grupo de intersecções determina um ponto notável. Vejamos aqui os três primeiros.
Exercícios para praticar
Abaixo estão mais exercícios para praticar. Você pode escolher no menu o tipo que prefere para começar. A solução é oferecida para todos eles.
Duas retas secantes formam quatro ângulos iguais dois a dois, sendo os dois adjacentes suplementares. Consideraremos que o ângulo formado por duas retas é o menor deles que elas determinam e para calculá-lo, basta observar que coincide com o de seus vetores diretores.
A distância entre duas retas é a menor distância que pode ser obtida de um ponto de uma a um ponto da outra. Se as retas são secantes ou coincidentes, a distância entre elas é 0.
Um lugar geométrico é um conjunto de pontos com uma propriedade comum. A equação de um lugar geométrico é uma relação entre as variáveis x e y, que se verifica apenas nos pontos do plano P(x,y) que pertencem ao lugar geométrico. Vejamos dois exemplos.
Exercícios para praticar
A seguir temos mais exercícios para praticar. Podes escolher no menu o tipo que prefiras para começar. Todos têm a solução disponível.